ESTÚDIO DE YOGA

Sementes de bem-estar


HATHA YOGA

Direção Técnica: Paula Duarte

Instrutores: Ana Isabel Baptista, Solange Lima, Rui Brito, Cláudio Simran e Paula Duarte

Horários e Preços clique aqui



HATHA YOGA


Yoga é uma filosofia milenar que visa o autoconhecimento. Significa união - do corpo físico, mental, emocional e espiritual. Hatha Yoga é o tipo de Yoga mais conhecido e difundido no ocidente, por ser um Yoga vigoroso, de natureza principalmente física; e é também a nossa modalidade principal.

Durante as aulas são realizadas posturas físicas (ásanas), exercícios respiratórios (pranayama), relaxamento e meditação.

Durante a aula é também salientada a relação que existe entre a postura física e a postura mental, bem como sinais de desequilíbrio interno manifestados no corpo.

Existem centenas de ásanas que podem ser adaptadas à capacidade de cada pessoa, tornando a prática de Hatha Yoga aconselhável a todas as pessoas de qualquer idade e condição física.

Ao contrário do que se pensa, as ásanas executados durante a prática não são a finalidade do yoga, mas apenas o meio para elevar a consciência e a energia dos praticantes.

Através da prática periódica exercita-se uma filosofia de vida saudável, diminuindo níveis de stress e ansiedade, aumentando a confiança, a flexibilidade, a concentração, a vitalidade física e energética, proporcionando saúde e bem-estar para sua vida.

As aulas têm a duração de uma hora ou uma hora a meia quando incluem prática de meditação. Clique aqui e consulte os vários horários.

Instrutores: Paula Duarte e Solange Lima.


Paula Duarte começou como yogi desatenta e irregular, em 10 anos de prática como aluna - a que se somam doze anos a ensinar -, passou por vários métodos, vários professores, tornou-se auto-didacta apaixonada. Aproveitou as suas próprias dúvidas, as suas próprias quedas e dores para construir um método informal, inclusivo e amoroso onde há lugar para todos provarem desta semente de Consciência e Liberdade. Foge da linha, do suposto e do obrigatório. 

No tapete "desperta" das distrações. As distrações que nos fazem sentir medo ou raiva ou acreditar que as coisas deviam ser diferentes da forma como se manifestam. Acredita que o Yoga tem uma visão muito especial sobre o ser humano e sobre o seu papel na ordem das coisas, que inclui um caminho prático para o crescimento pessoal. Um caminho que conduz o ser humano à compreensão de si mesmo.

A sua proposta nas aulas, como na vida, convida a um olhar atento e indagador sobre si mesmo. "Escute os seus pensamentos e o seu corpo e então você entenderá a si mesmo. Fugir do mundo não vai adiantar. Quanto mais foge do mundo, mais foge de si mesmo. O grande segredo, se há um neste jogo, é reconhecer que as mudanças fazem parte da própria dança da vida, mas nenhuma delas nos poderá trazer felicidade, pois felicidade é o que já somos. Só temos que reconhecer isso a cada momento(continua aqui)

 

Solange Lima (1983) é licenciada em Psicologia Clínica desde 2006, membro da O.P.P, com formação desenvolvida em diversas áreas desde comportamento desviante e exclusão social, clínica e neuropsicologia, educação e pedagogia, relações interpessoais e empresas, dança e performance, cinema e teatro, entre outras.

Desenvolve desde 2012 o Projeto 7Sentidosx7Artes, na sequência do Curso de Doutoramento em Psicologia, onde tenta articular técnicas e metodologias da dança, meditação e das artes, com o objetivo de explorar o movimento interno único de cada participante e de criar momentos e estados de consciência (do corpo e das emoções) puros, de modo a contribuir para o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Praticante apaixonada de Yoga e Meditação desde os 16 anos de idade, em 2014 inicia o ensino e a partilha desta filosofia ancestral e acrescenta ao currículo ainda formação como Técnica de Medicina Ayurvédica pela AMAYUR.

Entre a Psicologia, Yoga e Ayurveda, Dança e as Artes em geral, e mantendo uma visão e compreensão integral e holística do Ser Humano, associa diferentes técnicas terapêuticas com o propósito de cura, autoconhecimento, consciência, desenvolvimento pessoal, mas também de maturação cognitiva, emocional e espiritual. (website)

AERO YOGA


Aero Yoga é uma nova prática que une as posturas do yoga tradicional com a habilidade de acrobacias lúdicas e desafiadoras que têm ao mesmo tempo benefícios físicos e mentais para o nosso corpo. Se por um lado nos voltamos a encontrar com a nossa criança interior que ainda se quer desafiar, superar medos e "voar", por outro nas posturas invertidas, por exemplo, as vértebras descomprimem, há um alívio das dores e tensões musculares e melhoramos a circulação sanguínea, trabalhamos todo o corpo e mantemos a mente focada no momento.

Aprendemos a ver a vida de outra perspectiva: sem gravidade, sem medos e de pernas para o ar.

O Aero Yoga  pode ser adaptado a todos os praticantes no entanto, as posturas invertidas não poderão ser feitas por pessoas com Tensão Arterial Elevada ou Glaucoma.

É um estilo de yoga indicado a todos aqueles que procuram uma prática desafiante, mais física e que se querem auto superar.

As aulas regulares vão decorrer em princípio às quintas, sextas e sábados, mas ainda estamos em fase de ajustes de horários, e como estas aulas estão limitadas a 4 alunos por sessão, nesta fase de arranque, as aulas de AERO YOGA são efetuadas por marcação, para o 911 142 902

Instrutora: Ana Isabel Baptista


«O Yoga trouxe-me de volta a mim mesma e fez-me descobrir o meu caminho.  É através do Yoga que me quero conectar com os outros e comigo mesma seguindo, da melhor forma que conseguir, os preceitos desta prática milenar.

O Yoga também me fez viver a aventura da minha vida e levou-me à Índia para um curso intensivo de Yoga Multistyle (Ashtanga, Vinyasa, Hatha, Yin e Aero Yoga Teatcher Trainning certified by Yoga Alliance Europe and Yoga Alliance USA) onde para além do Yoga aprendi que as minhas limitações (físicas e mentais) sempre me foram impostas por mim mesma. 

No Tao irei partilhar convosco os conhecimentos que adquiri tendo a certeza que tenho uma imensidão de coisas para aprender com todos aqueles que se cruzam no meu caminho.», Ana I. Baptista

YIN YOGA


Yin Yoga tem as suas raízes ligadas à Medicina Tradicional Chinesa e difere de outros tipos de yoga pois as asanas (posturas) são mantidas durante mais tempo (entre 3 a 20 minutos) não forçando o corpo em nenhuma postura. Embora seja um estilo mais calmo e introspectivo torna-se, por isso mesmo, mais desafiante, oferecendo a oportunidade de dar os primeiros passos em direção à meditação. É o yoga da quietude e da calma, de retorno às nossas raízes e leva-nos em direcção às camadas mais profundas do nosso ser.

Com a prática de Yin Yoga, os tecidos conjuntivos (ligamentos, tendões e fáscia) são reforçados e alongados, estimulando o fluxo de chi (energia) através dos canais de energia do corpo. Como resultado, a prática de Yin Yoga é conhecida como ioga das articulações e da elasticidade.

O Yin Yoga tem profundos benefícios físicos, emocionais, psicológicos e energéticos.

É um estilo de yoga apropriado para qualquer pessoa, independentemente da idade ou da condição física. Indicado para quem pretende uma práctica mais relaxante, de maior profundidade emocional e de reconexão consigo próprio.

Aula às quintas-feiras às 19h30

Instrutora: Ana Isabel Baptista

KUNDALINI YOGA

Aula aberta no sábado, dia 9, às 10h00. Apareça e experimente sem compromisso!

O Kundalini Yoga, como ensinado por Yogi Bhajan®, também é conhecido como o «Yoga of Awareness»; O seu foco é a autoconsciência e o encontro com o seu ser mais profundo. A técnica do Kundalini Yoga ensinada por Yogi Bhajan® é uma ciência da mente e do corpo, para elevar o espírito, que não tem fronteiras, nem discrimina. Portanto, é para todos, é universal e não confessional. (clique aqui e saiba +).

A Kundalini Yoga é uma ciência milenar sobre a arte de lidar com a expansão da consciência, acordando e fazendo subir a ENERGIA KUNDALINI pela coluna vertebral, atravessando e ativando os centros de energia denominados de chakras. A prática utiliza PRANAYAMAS (exercícios respiratórios), BHANDAS (contrações corporais), KRYIAS (jogos completos de exercícios) e utilizando-se ASANAS (posturas), MUDRAS (gesticulação com mãos, dedos ou braços) e MANTRAS (cânticos).

Cláudio Simran é professor de Kundalini Yoga, certificado pelo Kundalini Research Institute desde 2015. Nas suas palavras: «Comecei a praticar Kundalini Yoga há 5 anos e desde então a minha vida mudou radicalmente e só tenho a agradecer ao Kundalini Yoga por tudo o que tenho recebido. Sou um amante da vida e de tudo o que ela contém».

POWER YOGA


Power Yoga consiste em posturas (ásanas) numa sucessão rápida de movimentos, com uma série diferente, especificamente criada pelo professor para cada dia (pode variar entre Power Yoga, Core Yoga, Hot Yoga ou Cross Yoga).

Apesar de se tratar de um estilo de yoga intenso, vigoroso e bem mais físico, a parte espiritual nunca é deixada de lado. O objetivo é comunicar melhor com o seu próprio corpo para assim, poder atingir o verdadeiro poder (power), aquele que vem de dentro.

É indicado para todos aqueles que procuram uma prática mais física (tonificar, perder peso, melhorar capacidade cardiovascular), melhorar a sua saúde e ao mesmo tempo melhorar a respiração e encontrar o seu poder interno que o conduzirá à calma e plenitude.

Aulas aos sábados às 10h00

Instrutores: Ana Isabel Baptista e Rui Brito (Cross Yoga)

FLOW YOGA

Sequência de movimentos coordenados com a respiração que ligam uma postura com outra para criar um fluxo continuo” 

A prática inclui posturas (asanas) que criam uma meditação em movimento,  e meditação estática no final da aula / concentração /relaxamento  (dharana e dhyana). A estrutura da aula é de sequência fluida e vai em constante “crescendo”, cada movimento vai sincronizado com a respiração numa composição previamente preparada a cada aula. Tem como principal objetivo alinhar a respiração, com o corpo e com a mente.

Como muitos outros estilos de Yoga, Vinyasa Flow deriva primariamente do Hatha Yoga, mas distingue-se pelas transições e planeamento das posturas.

Aulas às quartas-feiras às 19h00

Com Solange Lima


YOGA PARA GRÁVIDAS

A gravidez, o parto e o nascimento de um filho, são um dos acontecimentos mais profundos – física e emocionalmente – que afetam a vida de uma mulher. Esta transformação representa um renascimento da mulher como mãe. São meses de mudança a vários níveis que convidam a mulher a adaptar-se à nova realidade. E como qualquer mudança, ela pode gerar receios e dúvidas, alegrias e perdas, fazendo deste tempo, uma fase única e irrepetível, por muitos filhos que se venham a ter.

Nestas aulas propomos uma prática calma e totalmente ajustada a cada uma das participantes direcionada a aumentar o contato entre a mãe e o 

As aulas consistem numa seleção de posturas adaptadas para este momento especial da vida da mulher. As aulas são compostas de exercícios respiratórios (pranayamas), posturas físicas (ásanas), relaxamento , meditações e partilha de experiências, alegrias, dúvidas e receios, tão naturais nesta fase da vida.bebé, e, ainda, a proporcionar flexibilidade, equilíbrio e concentração até o momento do parto.

 A prática ajuda a preparar o corpo para o momento do parto e melhora a recuperação no pós parto; aumenta o fluxo de energia entre a mãe e o bebé e proporciona equilíbrio das emoções deste período, diminuindo ansiedades e medos; melhora a circulação sanguínea e a flexibilidade das articulações.

(1 hora - por marcação, contacte-nos e saiba +).


YOGA MAMÃS E BEBÉS

Estas aulas são direcionadas para a mulher, num período de recuperação do parto (sempre a partir do final do segundo mês pós-parto)

Facilita o prazer e bem-estar mútuo entre mamãs e bebés, proporcionando momentos únicos de alegria aliados aos benefícios de saúde, recuperação física e equilíbrio emocional, característicos destas práticas de harmonização.

Os alongamentos da recuperação pós-parto podem ajudar a recuperar a postura, fechar o abdómen depois de dar à luz, e podem prevenir a incontinência ou prolapso do útero.  São adaptados de modo a que o bebé possa fazer parte da prática, permitindo assim uma interação e o desenvolvimento contínuo dos laços entre mãe e filho. 

O enfase da prática para a mãe é no realinhamento da coluna e fortalecimento dos músculos para ajudar a recuperar uma boa postura e aumentar a energia.

A presença do bebé é também de grande importância, pois ajuda a desenvolver os laços afetivos, bem como o movimento e contacto físico entre mãe e bebé. 

Por isso este é também um momento para a recém mamã recuperar a sua força interior, bem como a necessária tranquilidade para enfrentar o dia-a-dia na companhia do seu bebé.

Benefícios da prática de Yoga durante o pós parto:

  • Facilita a recuperação pós parto;
  • Permite encontrar o equilíbrio na postura;
  • Ajuda a fechar o abdómen;
  • Alivia dores de costas;
  • Realinha a coluna vertebral;
  • Providencia descanso e relaxamento;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Favorece a circulação de sangue saudável;
  • Estabiliza as emoções e reduz o stress.

E é divertido!

(criação de turma depende de número mínimo de 3 alunos, contacte-nos e saiba +)


YOGA ESPECIAL


O programa “Yoga Especial” é terapêutico e usa a atividade milenar para estimular, fortalecer e equilibrar, crianças e jovens com necessidades especiais, sobretudo no âmbito de uma parceria que temos com a delegação figueirense da APPACDM.

O objetivo é desenvolver a atenção, a memória, a criatividade, a motricidade grossa e fina e a expressão corporal e até mesmo as emoções. O Yoga trabalha o indivíduo de dentro para fora, revelando o melhor de cada um.

A forma como respiramos tem um efeito profundo no sistema nervoso. As células cerebrais requerem três vezes mais oxigénio do que outras células do corpo, daí se explica os grandes benefícios desta prática nestes casos: uma respiração reequilibrada e a maior quantidade de oxigénio nas células cerebrais fortalecem e revitalizam os sistemas nervoso somático e autónomo.

Crianças portadoras de síndrome de Down, paralisia cerebral, autismo, transtorno de déficit de atenção, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, além de atraso global, atraso motor, atraso de fala e gaguez podem apresentar melhoras quando submetidas a este programa.

O Yoga Especial é uma alternativa ou complemento à fisioterapia e trabalha não só os músculos, mas também a mente e o espírito.

Instrutora: Paula Duarte

RECOMENDAÇÕES AOS ALUNOS


  • A pontualidade é muito apreciada. Um dos valores do Yoga é a disciplina. Procure, sempre que possível, preparar-se com alguns minutinhos de antecedência para ir acalmando a mente e aquecendo o corpo. 
  • Evite comer antes da prática, e, se comer, prefira algo leve e em pequena quantidade (frutas são uma boa opção), lembrando sempre de mastigar bem. Prefira os líquidos e hidrate-se antes de começar. 
  • Escolha uma roupa leve e confortável, que não impeça a circulação sanguínea e que lhe permita ter liberdade de movimentos. Antes da prática, tire relógio, pulseiras ou colares que dificultem os movimentos.
  • Se tiver algum problema de saúde ou recomendação médica avise a professora.
  • Mesmo sendo saudável, não pratique as posturas se tiver febre, gripe, enxaqueca ou qualquer outra doença passageira.
  • Ouça sempre o seu corpo e respeite os seus limites. Não se esqueça que você é o responsável pela integridade e pela saúde do seu corpo.
  • Se for mulher e estiver entre o primeiro e o terceiro dia do seu período menstrual, deverá considerar a possibilidade, por motivos energéticos, de evitar as posturas finais de inversão sobre os ombros ou sobre a cabeça, ou outras em que o útero fique acima do coração. Embora haja muitas mulheres que não interrompem a prática dessas posições durante este período, há algumas que se sentem muito desconfortáveis ao fazê-las. Veja se esse é o seu caso e peça orientação à professora, se necessário.
  • Em caso de gravidez, avise a professora. Aconselhe-se com o seu médico antes de iniciar a prática.
  • Compareça às aulas regularmente, pois somente a prática constante irá proporcionar mudanças profundas no seu corpo e na sua mente. O ideal é praticar pelo menos duas vezes por semana.
  • Observe a sua atitude interna durante pratica. Evite comparar o seu rendimento de hoje com o de ontem e muito menos com o dos colegas. Evite exageros e mantenha-se consciente o tempo todo. 
  • Não deixe o corpo tenso durante a permanência nas posturas. Procure sempre o equilíbrio entre o esforço e a entrega, a postura deve ser confortável.
  • Se algum exercício produzir dor ou desconforto evidente, evite fazê-lo nas próximas práticas. Ouça o seu corpo. Seja natural e aprenda a usar a intuição e a aplicar a espontaneidade nas práticas. Esforce-se, mas não force os seus limites. Persevere, mas não se torture. Desfrute da prática!
  • É aconselhável não tomar banho logo após a prática por uma questão energética.
  • O Yoga é uma filosofia de vida que tem como objetivo unir os poderes do corpo e da mente. É sempre um prazer partilhar consigo o conhecimento desse universo, tão vasto e profundo. Procure saber mais sobre o assunto em livros, cursos, palestras e encontros, essenciais para um melhor entendimento e aprofundamento desta prática.

REGULAMENTO

Aulas Regulares

1. As aulas regulares no Tao Centro de Yoga e Bem-Estar têm um horário fixo, podendo os alunos inscritos frequentar qualquer dos horários disponíveis para cada modalidade.

2. Os alunos devem fazer os possíveis para chegar às aulas antes do seu início, devendo manter o silêncio se entrarem quando a aula já estiver a decorrer, e o mesmo se passa se tiverem que sair antes do final.

3. Os alunos de Yoga que não têm tapete próprio devem usar um dos do Centro

4. Os telemóveis e os sapatos não devem ficar na sala de práticas.

5. As aulas regulares, em todas as modalidades, têm uma taxa de inscrição de 10 euros, pagável uma vez, desde que a interrupção das mesmas não exceda os 2 meses consecutivos.

6. As mensalidades devem ser pagas durante a primeira semana de cada mês. 

7. No mês de férias os alunos podem usar o cartão de 5 aulas.

8. As mensalidades dizem respeito ao mês integral, independentemente de feriados, férias ou faltas.

9. Os cartões/pacote de aulas têm uma validade de 2 meses.  

TAMBÉM LEVAMOS O YOGA ATÉ SI, À SUA ORGANIZAÇÃO OU EMPRESA

CONTACTE-NOS E SAIBA COMO!