MEDICINA 

TRADICIONAL 

CHINESA

Consultas de orientação pela Medicina Tradicional Chinesa com Vanessa Correia



Inclui Diagnóstico | Massagem Tui Na | Acupuntura | Ventosas | Alimentação e Auriculoterapia


Terapeuta: Vanessa Correia é uma entusiasta e autodidata da Medicina Natural. Acredita que somos parte da natureza e, como tal, a doença é um reflexo de um desequilíbrio entre o humano e a natureza. Como tal, busca sempre procurar a causa da doença e agir sobre ela ao invés de agir sobre o sintoma. Terapeuta em vários tipos de massagem: TUI-NA, Relaxamento, Desportiva, Drenagem linfática. Tem formação em Medicina Tradicional Chinesa, Auriculoterapia, Reflexologia e TUI-NA.


Preço consulta: 45€

MARCAÇÕES NOS CONTACTOS DO TAO
A massagem Tui Na é uma das antigas artes de  cura da medicina tradicional chinesa. É constituída por um variado conjunto de técnicas de manipulação, bem como utensílios (ventosas, agulhas, acupuntura, etc.) onde pela sua aplicação, são estimulados pontos de acupuntura e zonas específicas do corpo do paciente com o objetivo de atingir o equilíbrio fisiológico e energético.

“Tui” significa “empurrar” e “Na” “agarrar ou segurar com força”.

Popular desde 1600 a.C., a massagem Tui Na evoluiu ao longo dos séculos e revela-se extremamente eficaz na prevenção e tratamento de diversas patologias, não só músculo-esqueléticas como também ao nível da medicina interna, bem como terapêutica preventiva, de forma a que a doença possa ser evitada ou contida no seu início.

A essência da Medicina Tradicional Chinesa é prevenir primeiro e tratar depois.


Este método terapêutico, que se pratica no exterior do corpo e produz efeito no interior do mesmo, contribui para a desobstrução dos meridianos, promove a circulação da energia e do sangue, regula as funções dos órgãos internos e lubrifica os tendões e ossos, pelo que permite prevenir e tratar algumas patologias e melhorar o bem-estar físico e psicológico da pessoa.

O seu objetivo é reforçar o equilíbrio natural da pessoa, para a manter de boa saúde. Recebida regularmente, esta massagem estimula as defesas do seu organismo, não dando oportunidade a que a doença se instale. Numa vertente terapêutica, que está fora do âmbito apenas da estética, a Tui Na estimula a capacidade do corpo recuperar a sua saúde e o seu equilíbrio natural.

A Massagem Tui Na atua ao nível físico e psicológico e pode ser aplicada em:

- Harmonia da circulação de Qi (energia), Xue (sangue) e líquidos orgânicos;
- Harmonia de energia dos órgãos vitais (pulmões, coração, fígado, rins, e baço/pâncreas) e das vísceras (intestino grosso, intestino delgado, vesícula biliar, bexiga e estômago);
- Harmonia da mente;
- Modulação do sistema imunitário como prevenção contra doenças;
- Eliminação de tensões musculares, contraturas, dores lombares etc;
- Regulação do sistema nervoso e endócrino;
- Promoção do bem-estar e da saúde física e psíquica.

Auriculoterapia
 
Auriculoterapia é uma a arte milenar, dentro da medicina tradicional chinesa, que visa o diagnóstico energético, prevenção, tratamento ou melhoria da doença, pela observação e manipulação de pontos ou áreas do pavilhão auricular, de forma a facilitar ao organismo o processo de auto-cura.

O funcionamento da Auriculoterapia tem por base a teoria do feto invertido. Esta teoria diz que o pavilhão auricular reflecte fielmente todo o organismo, estando todas as estruturas corporais dispostas à semelhança do feto no ventre materno.

Com a punctura do pavilhão auricular são estimulados pontos relativos aos órgãos/vísceras, funções e zonas específicas do corpo do paciente com o objectivo de atingir o equilíbrio fisiológico e energetico,

Num tratamento de Auriculopuntura são utilizadas agulhas de acupuntura e, no final, poderão ser aplicadas esferas chinesas, sementes de mostarda ou microagulhas que prologam a estimulação dos pontos entre tratamentos. Por vezes, aplica-se electroacupuntura nos pontos auriculares para uma maior estimulação dos mesmos.

Os pacientes que tenham medo de agulhas também podem ser tratados com a Auriculopuntura, substituindo as agulhas por esferas chinesas ou sementes de mostarda.

Benefícios da Auriculopuntura:
 – Alívio da ansiedade e stress;
 – Melhora estados depressivos;
 – Aumenta a energia vital;
 – Reduz o cansaço físico e/ou psicológico;
 – Alívio da dor;
 – Ajuda nos tratamentos a alergias;
 – Ajuda nos tratamentos de emagrecimento;
 – Ajuda a tratar vícios (tabaco, álcool, químicos, etc.);
 – Regula as funções do organismo